O caju é uma fruta super tropical e tipicamente brasileira, podendo ter as cores amarelo, vermelho ou rosa. Apesar de muitas pessoas - principalmente mais para o sul do país - nunca terem comido a fruta, o seu suco é muito conhecido e popular em todo o Brasil. Mas, além da popularidade, o caju é rico em nutrientes, como a vitamina C, e traz diversos benefícios para a sua saúde. Essa vitamina, também chamada de ácido ascórbico, é importante para o bom funcionamento do organismo e precisa ser consumida regularmente. Conheça algumas das principais vantagens de incluir o caju no seu dia a dia.
O bom funcionamento do sistema imunológico é importantíssimo para manter a sua saúde em dia. É ele que combate infecções, inflamações e previne as doenças. Mas, para que ele atue com eficiência, é preciso garantir que não faltem alguns nutrientes, como a vitamina C e o zinco - ambos presentes no caju. A vitamina também ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol e evita alguns tipos de câncer. Esse poderoso nutriente é solúvel em água e, por isso, o excesso dele - aquilo que não é absorvido pelo organismo - é eliminado na urina. Então, é importante que alimentos ricos em vitamina C estejam sempre presentes na sua dieta. E uma, dica: o caju tem cinco vezes mais vitamina C que a laranja.
Além de auxiliar na eficiência do sistema imunológico, o caju traz outros benefícios para o corpo. Por ser rica em vitamina C, que tem poder anti-inflamatório e antioxidante, a fruta é ideal para quem quer evitar ou combater inflamações ou infecções. Isso porque, devido à ação antioxidante, o nutriente combate os radicais livres, que atrapalham a capacidade do organismo combater sozinho as inflamações. Ou seja, o ácido ascórbico ataca essas moléculas e garante a integridade dos tecidos corporais, evitando não apenas as infecções, mas diversas outras doenças. Câncer, artrite e envelhecimento precoce são alguns dos efeitos negativos dos radicais livres no corpo, que podem ser evitados incluindo o caju - e outras fontes de vitamina C - na sua alimentação.
Fonte: www.conquistesuavida.com.br