A terça-feira (07), feriado da Independência do Brasil, será marcada por manifestações ao longo de todo o dia em Teresina. Assim como em outras capitais do Brasil, grupos críticos e apoiadores do governo federal marcaram atos para defender pautas locais e nacionais.
Pela manhã acontece o Grito dos Excluídos, que reunirá movimentos sociais e críticos ao governo federal. A concentração do movimento será às 8h, em frente à Assembleia Legislativa, na Avenida Marechal Castelo Branco.
Segundo os organizadores, o ato terá como pauta a defesa por saúde, moradia e também a defesa da democracia.
“É importante ir às ruas porque a gente percebe que a vida está ameaçada, ameaçada em vários aspectos. Quando a população deixa de se manifestar, deixa de gritar por saúde de qualidade, por moradia, por democracia, que a gente vê que vem sendo ameaçada cada vez. É importante sair e reivindicar”, afirmou Iago Menor, coordenador da Pastoral da Juventude.
Durante a tarde, grupos de direita e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) se reunirão em vários pontos da capital.
Entre os eventos, está marcada uma carreata, que vai ter concentração a partir das 16h em um posto de combustível na avenida Zequinha Freire, zona leste. O grupo irá passar ainda pela estacionamento da Ponte Estaiada e deve encerrar o ato em frente ao 25º Batalhão de Caçadores, no centro da capital.
“O Brasil comemora 199 anos da nossa independência e os patriotas de todo o Brasil, homens de família, mulheres, idosos, estarão nas ruas manifestando seu desejo por independência, democracia. Nós, povo cristão do Brasil, queremos paz, respeito a nossa constituição”, afirmou o major Diego Melo, um dos organizadores do ato.
PM reforça segurança
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, informou que todos os atos marcados para esta terça-feira (07) contarão com apoio de segurança durante a concentração e trajeto. Ele destaca que o objetivo é garantir a tranquilidade dos grupos que saírem às ruas.
“Qualquer cidadão pode se manifestar, desde que seja de forma pacífica e ordeira. O que a Polícia Militar está fazendo é monitorando esses locais onde estão marcadas essas manifestações. Alguns já nos procuram e encaminhara ofício. Estamos com equipe de inteligência acompanhando tudo isso, tanto na capital, como nos grandes centros onde estão marcadas os atos”, informou o comandante.
Desfile Cívico
Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional desfile cívico militar da Independência foi cancelado em Teresina. Assim como em outras capitais, o evento não será realizado para obedecer aos protocolos sanitários de controle da covid-19 e evitar aglomerações.
Fonte: redacao@cidadeverde.com