(86) 9 9972-3322

NO AR

Vitrola da 93

Com Nilton Dias

Piauí

Saúde confirma três casos de Malária em Miguel Alves; pacientes estão isolados

Publicada em 07/07/21 às 08:08h - 293 visualizações

por Redação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Em Miguel Alves, três pessoas foram confirmadas com malária, doença infecciosa causada por protozoários.  As equipes de vigilância epidemiológica fazem vistoria pela cidade para identificar mais pessoas com sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou testes em 19 pessoas, mesmo assintomáticas, para monitorar a doença na cidade. 

A secretaria municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, disse que esses foram os primeiros casos confirmados da doença na cidade. Ela conta que os três pacientes estão bem, isolados e recebem medicação. 

“Nós temos o primeiro paciente de Miguel Alves com malária.  Ele é um paciente que veio do Pará. Chegou ao Piauí e apresentou os sintomas. Nossa equipe, muito atenta, já fez a notificação e solicitou a regulação desse paciente para o (Hospital) Natan Portela. Foi feito o monitoramento, o teste deu positivo. Ele iniciou o tratamento, voltou para o município e está em isolamento”.

A gestora ressalta que antes desse paciente apresentar os sintomas, esse paciente que veio do Pará teve contato com outros moradores em Miguel Alves. 

“Nós monitoramos e descobrimos que tinha dois pacientes que tiveram contato com esse rapaz e estavam com alguns sintomas. Foi feita a testagem e encaminhamos para o Natan Portela novamente. Deu positivo”. 

Após constatar os casos da doença, das equipes da saúde da família reforçaram as visitas nos locais - na zona rural e na zona urbana - que os pacientes tinham passado. 

“Também solicitamos da Vigilância Sanitária que fizesse esse monitoramento. Fizemos os exames das pessoas que tiveram contato com esses pacientes. Até ontem, a gente já tínhamos feito os exames de 19 pessoas, mesmo assintomáticas”.  

A secretaria ressalta que ocorreu dificuldade na busca por um leito hospitalar para realizar a transferência do paciente para Teresina devido a pandemia da Covid-19.


A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor. 

Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

A malária tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo, pode evoluir para formas graves da doença. 
 

Fonte: Ministério da Saúde




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp FM 7 CIDADES

(86)9 9972-3322

Visitas: 846619
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2024 - RÁDIO FM 7 CIDADES 93.9 MHz. - 24 Horas no Ar em todo lugar!
Converse conosco pelo Whatsapp!