O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí aprovou a presença de tropas federais em 171 municípios do estado. É um número maior que da última eleição estadual que contou com a segurança do Exército em 124 cidades.
As tropas - caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprove - vão reforçar a segurança das eleições marcadas para o dia 15 de novembro.
Nos pedidos enviados ao TRE, os juízes justificam a presença do Exército, devido “reduzidíssimo” efetivo da Polícia Militar no interior do estado, o histórico de violência das eleições passadas, além dos constantes assaltos, arrombamentos em bancos e agências dos Correios.
Os magistrados argumentam também que os oficiais irão reforçar a vigilância das urnas eletrônicas, principalmente nas sessões mais distantes e coibir boca de urna, transporte ilegal de eleitores, propaganda irregular e compra de votos.
Além do Exército, as eleições vão contar com mais de 4.400 homens e mulheres das Policias Militar, Civil, Federal, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
TSE
Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.
Nas eleições de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.
Fonte: Cidadeverde.com