O governador Wellington Dias anunciou em entrevista pelas redes sociais nesta segunda-feira (30) que manterá o decreto de isolamento social por mais 30 dias em todo o Piauí e que permitirá o retorno de algumas atividades econômicas. Uma atenção especial aos idosos, grupo de risco para o novo coronavírus, e um reforço na fiscalização das fronteiras do estado, também foram anunciados por Wellington.
"Assinei o novo decreto que prorroga todas as medidas já anunciadas anteriormente, que continuam em vigor, e acrescentamos mais algumas medidas. Dentre as novas medidas é que teremos atenção especial com os idosos, vamos ter uma operação com vigilância sanitária, com profissionais da saúde e segurança, para que pessoas com mais de 60 anos possam cumprir o decreto, somente em situações excepcionais sairão de casa, como ir ao médico, que dependa mesmo de sair, se não, o recomendado é ficar em casa", informou.
O governador deu ainda detalhes sobre as aulas na rede estadual. As aulas estão suspensas na forma presencial pelo menos até o dia 30 de abril. A previsão é de que aulas à distância tenham início a partir do dia 6 de abril, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Com isso, os alunos passarão a receber a "merenda escolar" em forma de ticket alimentação.
O governador afirmou que está em negociação com o Governo Federal para conseguir compensações para empresas de outros tipos de atividades, sejam micro, médias ou grandes empresas.
Wellington disse ainda, durante a transmissão pelas redes sociais, que busca ampliar o prazo para pagamentos de empréstimos, principalmente dos pequenos empresários com dívidas próximo do vencimento, de até três meses, podendo ser renováveis por mais três meses. A medida afetaria empresas com faturamento de até R$ 10 milhões anuais.
O Governador disse ainda que o controle nas fronteiras foi ampliado. Pessoas que entrarem no estado por qualquer via e em qualquer tipo de veículo terão de cumprir um período de quarentena em isolamento social por sete dias. Pessoas de passagem devem receber máscaras e outros equipamentos para que possa se proteger antes de poder ficar em isolamento.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Fonte: G1 Piauí.