Finalistas da Copa do Brasil, as duas equipes abrem a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30, no Allianz Parque, num confronto direto por um lugar no G-4.
O jogo será num dia inusual por causa do clássico contra o Corinthians pela 28ª rodada, que foi adiado e remarcado para segunda (18).
Sexto colocado, com 47 pontos, o time de Abel Ferreira terá a chance de ganhar justamente a posição do rival gaúcho, o quinto, com 49, igual ao Flamengo, que leva vantagem no critério de desempate número de vitórias (14 a 12).
Mas o Palmeiras almeja mais do que isso, sobretudo porque terá duas chances de confirmar presença na próxima Libertadores -primeiro, ao disputar a decisão da edição de 2020, contra o Santos, no próximo dia 30, no Maracanã.
Caso fique com o vice, ainda terá uma nova oportunidade, na Copa do Brasil. As duas partidas com o Grêmio por enquanto estão marcadas paras os dias 11, em Porto Alegre, e 17, em São Paulo.
Caso o Palmeiras vença a Libertadores e vá ao Mundial de Clubes, essas datas serão alteradas para 28 de fevereiro e 7 de março.
No Nacional, Abel ainda tem como objetivo chegar ao título, e o time alviverde só depende das próprias forças. Mesmo com nove pontos de diferença para o líder São Paulo (56 a 47), tem dois jogos a menos do que o rival e pode reduzir de forma significativa essa desvantagem. Há também o confronto direto entre os clubes, na 34ª rodada.
No último jogo pelo Brasileiro, o Palmeiras venceu o Sport, por 1 a 0, mesmo com uma equipe reserva. Já com os titulares, acabou derrotado em casa pelo River Plate por 2 a 0 na terça (12), numa partida que quase custou a classificação à final da Libertadores. No duelo de ida, havia vencido por 3 a 0 na Argentina.
Abel disse nesta quinta que precisará dosar as energias de seu elenco para competir em alto nível em três competições ao mesmo tempo e evitar atuações ruins, como foi a última diante dos argentinos.
Fonte: SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)