Embora o sistema imunológico seja complexo, é fato que a alimentação tem um impacto grande sobre as defesas do organismo contra vírus oportunistas. Quando ficamos com a imunidade em baixa estamos suscetíveis à várias infecções e doenças.
Não existe a "melhor alimentação" para a imunidade, mas incluir esses ingredientes na sua rotina certamente terão impacto no dia a dia.
Você provavelmente já sabe que limão e laranja são bons para resfriados, né? De fato essas frutas são ótimas para a imunidade, assim como tangerina, kiwi, acerola e abacaxi. A razão desse conhecimento popular é a vitamina C, que não é produzida pelo organismo e é ingerida na alimentação. Além do papel imunológico, são ricas em antioxidantes, auxiliam na perda de peso e melhoram a saúde da pele e dos cabelos. Entendeu, né?
Se você costuma descascar as frutas como maçã e pera, melhor rever seus hábitos. Boa parte de vitaminas e minerais que funcionam como antioxidantes ficam nas deliciosas casquinhas, além de serem ricas em fibras. Se lavar direitinho, pode comer sem medo de ser feliz!
Brócolis, couve, rúcula e espinafre são exemplos de vegetais que acumulam recomendações positivas dos nutricionistas por serem um combo de nutrientes riquíssimo. Se você quer aumentar a ingestão de vitamina C, do complexo B e de bônus as fibras, aposte neles.
As castanhas – como são conhecidas as oleaginosas – são verdadeiras fontes de alegria e praticidade na alimentação. Os óleos encontrados nessas sementes têm alto teor de gordura boa e uma dose de antioxidantes, que combatem os radicais livres. Não só são excelentes lanches, como curingas na comida vegana e valem para incrementar qualquer prato.
Apesar do nome complicado, são todos aqueles legumes que crescem debaixo da terra. Então beterraba, alho, gengibre, mandioca, batata-doce e cenoura são alguns exemplos desses alimentos ótimos para a imunidade, já que contam com carotenoides e vitaminas diversas. Quer mais benefício? Eles duram bastante tempo se conservados direitinho, viu!
Se pensarmos que 70% do corpo é composto de água, já dá para ter uma ideia da importância dela para a imunidade. Além de beber água purinha mesmo, dá para consumir uma parte em alimentos como tomate cru, pepino, melão e melancia. São bem aguados com todo respeito e ajudam a regular a pressão alta por serem diuréticos e a fazer cocô todo dia. Tudo funciona melhor quando a gente se hidrata!
O poder desses alimentos está na manutenção da saúde intestinal, colaborando com as bactérias do bem e que fazem tudo funcionar lindamente. O intestino é a parte do corpo que filtra e elimina substâncias tóxicas, então você já sabe a importância de cuidar dele, né?
Faz bem, é gostoso e é um ingrediente queridinho da culinária vegana. Cogumelos como shiitake e shimeji são ricos em selênio, um poderoso antioxidante, e também em ácido fólico, um participante importante na produção dos glóbulos brancos – os responsáveis pela defesa do organismo.
As leguminosas fazem parte de um grande grupo de alimentos ricos em zinco, o nutriente que ajuda o sistema imunológico no combate de gripes e resfriados. Se você já era fã de feijão antes, agora tem mais um motivo para deixá-lo no cardápio de todos os dias!
Mesmo não existindo uma única maneira de aumentar a imunidade pela alimentação, você não vai sofrer se incluir só mais um pouquinho de frutas, verduras e legumes no dia a dia.
Fonte: qbemqfaz.com.br