Se só de ouvir a palavra planejamento você estremece, melhor rever seus conceitos. Essa atitude mágica vale mais do que a tarefa meio ingrata: significa economizar dinheiro, tempo, melhorar a alimentação e fazer o VR durar o mês inteiro. Não acredita? Veja as razões para planejar as compras antes de sair de casa:
Sim, você pode evitar perder comida porque estão vencidos, estragados ou simplesmente por ser mais do que o necessário. Tudo isso com um bom planejamento de cardápio semanal (ou quinzenal), uma lista de mercado bem objetiva e aquela conferida esperta no armário, geladeira e despensa antes de sair.
Sabe essa listinha tão bonita que a gente tanto fala? Pois não só evita o exagero, como os gastos supérfluos. Um mimo ou um agrado sempre farão parte da vida, mas não podem ser a maior parte da compra.
Já reparou quanto tempo a gente perde olhando para as prateleiras e passeando pelos corredores sem ter ideia sobre o que realmente quer? De vez em quando pode até ser divertido xeretar as novidades do mercado (há quem goste), mas é tempo perdido quando você poderia entrar e comprar tudo da sua lista rapidinho. Sobra mais tempo para fazer outras atividades mais legais, como assistir filme, fazer uma aula de dança, cozinhar o que você acabou de comprar ou jogar videogame.
Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar em casa é comida à beça. Às vezes, compramos alguns ingredientes achando que vão render horrores e teremos refeições garantidas a semana toda – e acaba no segundo dia. Pensar nos preparos que precisam ser feitos durante os dias ajuda, e muito, na hora de decidir o que entra ou não no planejamento de compras. Além de não ficar na vontade de comer algo que não tem!
Abrir a geladeira ou o armário e ver aquele grande vazio parece ter o efeito de aumentar a fome. Com uma lista planejada com antecedência isso não acontece, porque você inclui alimentos que são ótimos para o improviso! É o caso do macarrão, que vai bem desde alho e óleo até molhos incrementados, ovos, tapioca e aveia. Algo sempre dá para preparar!
Tudo bem se você prefere ir ao mercado toda semana, mas o planejamento também é importante para entender essa frequência. Certos itens indispensáveis duram mais tempo do que alimentos perecíveis, como o papel higiênico que não precisa ser comprado semanalmente. Divida as compras entre alimentos frescos (frutas, legumes e verduras) e os não perecíveis da casa (papel higiênico, produtos de limpeza e guardanapo). Além de garantir comidas gostosas, você não precisa carregar todo aquele peso de uma compra enorme!
Na hora da fome, ter a geladeira desabastecida pode ser uma desculpa para acabar sempre no delivery, apelando para as delícias que a gente gosta. Com planejamento até essas pedidas entram na lista do mercado: dá para organizar o cardápio da semana e deixar o delivery para o fim de semana, por exemplo.
Mesmo com um cardápio definido, uma lista de mercado clara e objetiva e foco, fazer compras com fome fazem a gente comprar o que não precisa e gastar mais do que pode. Faça pelo menos um lanchinho antes de sair, combinado? E não esqueça as sacolas reutilizáveis!
Fonte : https://qbemqfaz.com.br