Nos dias em que a fome bate, mas a preguiça de fazer comida é maior, é bom ter alguns truques na manga. O delivery pode ser uma mão na roda – desde que não seja um hábito pedir pizza todo dia, claro. Por outro lado, ninguém quer ficar o dia inteiro cozinhando ou ter que preparar algo todos os dias.
Embora nenhuma comida vá se materializar no seu colo nos dias da preguiça, um pouco de planejamento será necessário para não precisar pensar muito sobre isso. Uma sobra aqui e uma compra bem-feita ali e voilà: comida para matar a fome rapidinho. Se for inevitável cozinhar, que seja algo com o mínimo esforço possível, certo?
Usar o congelador a seu favor é uma forma de ter fácil uma comida gostosa e nutritiva sem precisar fazer grandes esforços. Frutas, carnes, doces e até pratos cozidos podem ser congelados em porções individuais. Você pode inclusive congelar o pãozinho da padaria, descongelar e comer como um lanche rápido – até a preguiça passar e você pensar em algo para depois.
Já que cozinhar todo dia não é nosso forte, é preciso aproveitar o dia da inspiração (e disposição). Planeje uma xícara a mais de arroz, um pouco mais de carne e receitas com os legumes para mais dias da semana; o que você não for consumir na hora, vai direto para o congelador.
Quando estiver com preguiça de preparar algo novo, o reaproveitamento do que tem na geladeira é a solução. Se tem um arroz que parece estar meio sem graça, que tal cortar alguns legumes, um ovo e transformá-lo em um arroz biro-biro ou em bolinho de arroz? É possível fazer o mesmo com o feijão do dia anterior e transformá-lo em um tutu de feijão ou em uma deliciosa sopa para os dias frios. Se no caso o que sobrou foi uma carne, é possível usá-la para rechear uma torta ou panquecas.
Contar com alguns lanchinhos saudáveis na despensa pode ajudar a saciar a fome de quem não quer ir para o fogão. Ter algumas castanhas, frutas práticas (como banana, maçã e uva) com aveia, biscoitos integrais ou um iogurte por perto dão aquela enganada. Vale lembrar que não substituem refeições, ok?
Um dos motivos que pode desanimar na hora de cozinhar é a ideia de usar várias panelas para preparar uma refeição e ainda ter que lavar e guardar tudo depois. Uma forma de facilitar é preparar receitas que utilizem apenas uma panela. Tem muitas opções práticas, desde tapioca a macarrão com vegetais (brócolis, abobrinha e berinjela são ótimas ideias).
Se a preguiça chegar e você ainda tiver que fazer compras para cozinhar, tenha certeza de que vai comer o que tiver em casa. Uma forma de evitar surpresas desagradáveis na hora da fome é ter na despensa ingredientes versáteis e que podem ajudar a preparar diferentes pratos. Ovos, macarrão, pão, enlatados, leite em pó, aveia e conservas são alguns ótimos exemplos.
Por mais que o desejo de comer hambúrguer seja grande, mas você só tem pão e ovo, prepare o clássico sanduíche. Tente pensar em como usar o que tem disponível – custa menos tempo, dinheiro e criatividade.
O jeito de preparar uma comida rápida é experimentar receitas que não precisam de forno ou fogão para acontecerem. Saladas, guacamole, wraps, tortas salgadas e sanduíches matam a fome e não envolvem cozinhar nadinha de nada.
Se tem um desse na sua casa, saiba que ele é um excelente aliado da preguiça de cozinhar. Dá para colocar vários legumes cortados, os temperos que quiser com azeite e levar para assar. O nome chique da receita é ratatouille, viu?
Ainda não descobriram uma maneira de ter comida gostosa e saudável em um passe de mágica, sem precisar cozinhar ou comprar nada. O melhor que temos são jeitos de comer bem com o mínimo de esforço – e já está ótimo!
Fonte : https://qbemqfaz.com.br