A enxaqueca afeta mais de dois milhões de brasileiros, segundo levantamento do Ministério da Saúde. O problema é mais comum do que se imagina e traz muitos incômodos para quem sofre com este mal.
O sintoma é uma dor de cabeça muito forte e que pode surgir de uma hora pra outra, acompanhada por náuseas. Até mesmo a iluminação do ambiente pode complicar ainda mais a situação. Alguns problemas hormonais também podem desencadear o problema.
Orientação
Sem cura, a enxaqueca pode ser sentida de um dos lados da cabeça ou em ambos. Além disso, apresenta diversos níveis de intensidade. Normalmente torna quem sofre com o mal incapacitado.
Embora seja essencial ter acompanhamento médico, algumas atitudes podem ajudar. É o caso do café. O consumo de uma xícara ajuda a aliviar os sintomas. Outra dica importante é fazer refeições leves e se alimentar corretamente. Vale ainda investir periodicamente em uma boa massagem.
Alguns medicamentos também contribuem para eliminar as dores. Por isso, é fundamental consultar um médico para os exames necessários e, com isso, o diagnóstico correto. Manter um estilo de vida saudável também faz a diferença.
Estadão Conteúdo