(86) 9 9972-3322

NO AR

Bom Dia Alegria

Com João Cardoso

Cotidiano

Metade dos brasileiros deixaram de ir ao médico na pandemia, diz estudo

Publicada em 29/10/20 às 18:07h - 234 visualizações

por Redação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: RÁDIO FM 7 CIDADES 93.9 MHz.)

Em seu mais recente estudo constatou que pelo menos metade da população brasileira deixou de comparecer a uma consulta ou exame desde que a pandemia começou. Um dos principais motivos é o medo de se infectar, conforme apontam 52% dos participantes. Porém, essa falta de cuidado, têm gerado novas preocupações, principalmente no que diz respeito às doenças graves.

Estimativas das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica, demonstram que desde o início da pandemia, pelo menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer. Outros milhares, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. Em abril de 2020, cerca de 70% das cirurgias de câncer deixaram de ser feitas. 

Até mesmo entre os que foram infectados, pelo menos 53% deixaram de fazer algum exame ou consulta médica. Já entre os estados, no Tocantins, pelo menos 58% da população não compareceu a alguma consulta ou exame desde que a pandemia começou. No Rio de Janeiro e em São Paulo, pelo menos 51%. O estado com o menor percentual de pessoas que deixaram de comparecer a uma consulta ou exame é o Acre com 40% dos entrevistados.

Todavia, a internet têm sido de grande ajuda, como solução ao confinamento social. Para as pessoas que possuem acesso, existe a possibilidade de realizar consultas médicas remotamente. Nosso estudo constatou que somente 38% dos participantes tiveram a oportunidade de fazer uma consulta de forma remota nos últimos meses. Já entre as pessoas que foram infectadas, 40% participaram de alguma consulta remotamente. O número de consultas remotas é maior entre as pessoas que têm plano de saúde, 46%, do que as que não têm, 34%.

O Tocantins é o estado em que mais pessoas fizeram alguma consulta remota, com 44% da população. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, pelo menos 40% dos participantes tiveram essa possibilidade. Já em São Paulo, estado com o maior número de casos, 37% dos participantes fizeram alguma consulta.

 

redacao@cidadeverde.com




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








WhatsApp FM 7 CIDADES

(86)9 9972-3322

Visitas: 845887
Usuários Online: 134
Copyright (c) 2024 - RÁDIO FM 7 CIDADES 93.9 MHz. - 24 Horas no Ar em todo lugar!
Converse conosco pelo Whatsapp!